terça-feira, 20 de março de 2012

O Diário de Lemuel (para rir)

Os alunos do seminário da minha ala usaram isto para fazer um teatro alguns anos atrás, e é MUITO engraçado! Tinha um único narrador enquanto os outros encenavam os acontecimentos no palco. É básicamente uma versão bem-humorada e sarcástica (obviamente não real) de como seria o ponto de vista de Lemuel.


O LIVRO DE LEMUEL

Capítulo 1
Querido Diário,
Eu, Lemuel, tendo sido nascido de pais implicantes, tenho sido perturbado durante toda a minha vida, não só pelos meus pais, mas pelo meu irmão mais jovem Néfi, e pelo meu irmão mais velho Laman, com quem me entendo melhor. Pronto! Agora quem sabe meus pais vão parar de me dar sermão sobre manter um registro.

Lemuel


Capítulo 2
Querido Diário,
Bem, finalmente aconteceu! Meu pai é um lunático! Ele pos na cabeça que sente que devemos deixar a cidade grande e ir para o deserto.  Ele não disse exatamente para onde. Ele começou a falar em partir quando chegou em casa depois de passar o dia berrando pro povo para que se arrependesse. Ele disse que as pessoas jogaram pedras nele. Não brinca! Acho que uma delas deve ter lhe acertado na cuca. Quando chegou em casa, foi à sua tenda e ficou deitado em sua cama por mais ou menos 12 horas seguidas! Eu achei que ele estava em coma.

Lemuel


Capítulo 3

Querido Diário,
OI! Eu sou o Lemuel e sou um babaca!
Querido Diário,
Não fui eu quem fez a última inscrição. O Laman deve ter mexido nas minhas placas. Ás vezes ele é tão chato! Gostaria que houvesse um jeito de apagar gravações das placas. Quem sabe um joalheiro pode consertar isso. O papai disse que temos que voltar para a cidade e pegar as Placas de Latão com o tio Labão. Claro... até parece que ele vai dizer: “Toma, pode levar. Vocês querem o meu casaco também? Talvez queiram que eu morra de pneumonia. Isso vos deixaria feliz?” O Labão me bateu uma vez quando éramos menores porque eu cuspi nele. Eu é que não vou!

Lemuel


Capítulo 4
Querido Diário,
No final das contas aceitei ir para a cidade. Acabamos de voltar e a caminhada foi uma tortura. Nós tiramos a sorte e sobrou para o Laman ir falar com Labão. Ele foi até lá e falou com ele. Mas daí ele bebeu umas e outras e acabou dando em cima de uma das namoradas de Labão. O cara ficou furioso e deu uma surra no Laman. Depois disso, fomos para a nossa antiga casa e pegamos todo o nosso ouro e tentamos comprar as placas do Labão. Mas a gangue dele partiu pra cima da gente e ele roubou as nossas coisas. Laman ficou uma fera! Parecia que aquela veia na testa dele ia explodir! Ele e eu pegamos umas varas e açoitamos Néfi e Sam até cansarmos. Mas eis que apareceu um anjo que mandou que nós parássemos de bater neles. Nossa... Néfi e Sam são muito sortudos mesmo! Néfi voltou para a cidade e encontrou Labão caído numa rua. Ele estava tão bêbado, que Néfi cortou fora a cabeça dele e pegou as placas. Que viagem!

Lemuel


Capítulo 5
Querido Diário,
Agora o papai quer que voltemos para a cidade e busquemos Ismael e sua família. Provavelmente ele quer que nos casemos com suas filhas... ele tem um milhão de filhos. Acho que não me importo muito em voltar para a cidade desta vez, algumas das filhas do Ismael são bem formosas, apesar de não terem muita coisa na cachola. Parece uma boa combinação, hein? Escreverei mais quando voltar.
Acabei de voltar da cidade. As filhas de Ismael são mais bonitas do que eu lembrava. Mas tem uma que é MUITO feia. Ela vive grudada no Laman. Néfi não larga do nosso pé. Ele vive dizendo que devemos nos arrepender. Que coisa! Até parece que eu sou CAIM.

Lemuel


Capítulo 6
Querido Diário,
Já cansei disso aqui! Não nasci pra acampar! Estou com diarréia já faz uns dois meses! Não tenho escrito muito porque as coisas andam bem difíceis! Agora o papai tem uma bolinha dourada. Ele senta e fica olhando pra ela umas 4 horas todos os dias. Ele diz que ela indica o que fazer e pra onde ir. Se ele quer esse tipo de informação, eu posso dar umas sugestões.
Ahhh! Eu vou dormir! Eu acho que a mamãe está grávida, ou isso ou ela está com um baita de um tumor. Acho que ela é velha demais pra ter um bebê.

Lemuel


Capítulo 7
Querido Diário,
A mamãe estava grávida. Ela teve um menino e lhe deu o nome de Jacó. Todos nós já temos nossas famílias e a maioria já tem ao menos um filho. Eu tenho dois: Binladen e Sadan.  Eles são um terror, mas acho que é só uma fase. Eu sei que devia escrever mais, mas eu vivo adiando. Não sei porque, mas a minha esposa está ficando meio gordinha. Estou preocupado porque ela está quase maior do que eu.
Bem, comparando com a esposa de Laman a minha é magrinha. A esposa dele está gigantesca! Ela é mais forte que oito vacas. Mas eu falei pra ele que ele tinha uma esposa que valia 8 vacas! Hehehe!

Lemuel


Capítulo 8
Querido Diário,
Nossa! Será aquilo uma pizza no meio do deserto? Estou suplicando por um pão de queijo ou uma coxinha. Quem sabe um salaminho no pão sírio? AHHH! Era tudo uma miragem! Néfi diz que o Pai Celestial ordenou que ele construísse um barco. Néfi nunca sequer viu barco. Jerusalém é cercada de terra por todos os lados! Eu nunca vi mais do que um copo d’água, imagine um oceano. E agora néfi está dando uma de Noé! Ele nem mesmo sabe usar um arco e flecha, ele quebrou o dele semana passada. Ficamos um dia inteiro sem comida por causa disso. Conhecendo Néfi, tenho certeza que ele chamou isso de jejum. Tenho que ir.

Lemuel



Capítulo 9
Querido Diário,
Laman fez uma tatuagem em mim. Está doendo muito. Ele esfregou sal nela antes que eu pudesse evitar. Ele disse que sal faz com que doa menos. Mas dói pra caramba! Por que eu deixei ele fazer isso? Ele consegue me convencer a fazer qualquer coisa. Não acredito que já fazem 8 anos desde que saímos de casa, e aqui estamos nós numa praia com um barco que provavelmente nem vai flutuar. A mamãe teve outro bebê e lhe deu o nome de José. Ele tem cara de quem vai dar trabalho.

Lemuel



Capítulo 10
Querido Diário,
Estou muito enjoado! Estamos fazendo uma festa aqui no barco que Néfi construiu. Até que o barco ficou bom... Estamos navegando já faz umas 2 semanas. Amarramos Néfi por que ele é muito certinho. Ele ficou super zangado porque eu e Laman ficamos meio bêbados. Lá fora está se formando uma tempestade. Se piorar muito, vamos afundar. Todos estão dizendo que o Pai Celestial está nos castigando com a tempestade e que devíamos desamarrar Néfi. Até parece! Duvido! Mas quem sabe nós o desamarremos depois da Reunião Familiar.

Lemuel


Capítulo 11
Querido Diário,
Finalmente desembarcamos. Parece que passamos uma vida dentro dessa banheira!
Ainda bem que Néfi trouxe todas aquelas sementes. Não tem nada pra comer e é a minha vez de caçar. E se eu encontrar algum animal perigoso que eu nunca vi na minha vida? Talvez eu consiga convencer Jacó ou José a ir no meu lugar.
Dá pra acreditar? Néfi já está falando em construir um templo. E não faz nem um dia que chegamos. Não dá pra dar um tempo na religião? Laman já está com umas idéias de se mudar pra longe. Acho que vou me juntar a ele.

Lemuel


Capítulo 12
Querido Diário,
Bem, Néfi conseguiu. Ele finalmente deixou Laman tão bravo que tirou ele do sério. Eles começaram a discutir sobre quem deveria ser o líder. Laman acha que ele deve ser o líder por que é o mais velho. Mas Néfi acha que ele deve ser o líder porque... foi o que um anjo disse. Paciência! Essa vai ser a última briga deles por uns tempos. Néfi e várias pessoas da família partiram algumas noites atrás para ir viver em outro lugar. E levaram tudo com eles. As placas de latão, a espada de Labão, a bolinha de ouro, tudo!!! Laman ficou indignado! Estou contente de ter ficado com ele. Aposto que Néfi não sabe nada sobre viver no deserto por conta própria. O curioso é que, desde que Néfi partiu, pegamos algum tipo de alergia esquisita, uma vermelhidão na nossa pele que não está saindo! Espero que não seja permanente.

Lemuel




Nenhum comentário:

Postar um comentário