MUTUAIS DAS MOÇAS

-          Aprender a fazer biscoitos.

-          Aprender a bordar algo em ponto-cruz (o símbolo das moças é interessante).

-           Plantar flores ou fazer uma horta.
-          Escrever cartas para moças menos ativas.
-          Aprender a fazer pizza. Podem inclusive fazer uma competição da pizza mais criativa, mais diferente, mais gostosa, etc. Tenha diversos ingredientes para o recheio a fim de estimular sua criatividade.

-          Aprender a fazer um álbum de Scrapbook.
-          Vá a uma apresentação de balé ou uma peça de teatro na sua cidade, muitas vezes pode-se encontrar apresentações interessantes por um preço razoável e algumas vezes de graça.

-          Ensine como fazer pratos típicos de outros países. Geralmente temos descendentes de outros países em nossa ala, ou missionários retornados. Ou pode-se fazer com pratos típicos de outras regiões de nosso país.
-          Noite das profissões: convide pessoas de diferentes profissões para falar um pouco sobre seus trabalhos.

-          Noite das profissões 2: vá a um estabelecimento que fica aberto à noite (como emissoras de tv, rádios, supermercados) e descubra como é trabalhar lá. Que tipo de profissionais são necessários e como funciona.

-          Façam um livro de receitas. Podem enfeitá-lo à vontade e juntar receitas fáceis e rápidas de serem feitas. No final, podem fazer uma das receitas para degustar.

-          Convide alguém a vir e dar uma palestra sobre Primeiros Socorros.

-          Tenha uma mutual sobre Armazenamento, convide alguém que possa ir ensinar sobre a importância do armazenamento e as formas de fazê-lo. Pode até pedir que cada moça leve 1Kg de alimento não perecível para que possam pôr em prática ainda na mutual.

-          Convide um professor de Educação Física (ou outro profissional da área) para vir e ensinar um pouco de aeróbica para as meninas.

-          Convide um profissional da área e tenha um seminário sobre Auto-Defesa.

-          Tenha uma mutual sobre Benção Patriarcal. Falem sobre como podem se preparar e a importância de tirarem sua benção. Se possível, convidem o patriarca da estaca para falar com as jovens.
-          Encontrem um local não muito caro e vão jogar boliche.

-          Façam uma visita a uma Universidade local. Conheça as dependências e fale sobre a importância de se buscar uma boa educação.

-          Convide alguém para falar sobre como se preparar, procurar e conseguir um bom emprego. Isso é especialmente interessante para as Lauréis.

-          Faça uma mutual sobre Diários. Você pode dar um caderno e materiais de adorno para que cada uma possa enfeitá-lo e torná-lo seu novo diário. Fale sobre a importância de se escrever um diário.

-          Ensine o básico sobre regência. Você pode também pedir a alguém que entenda bem sobre música e regência dar um curso de regência (isso certamente tomará várias mutuais). Nos Centros de Distribuição da Igreja pode ser encontrado um ótimo manual de regência.

-          Convide uma nutricionista para falar sobre a importância de uma alimentação saudável e como podem variar seu cardápio para que tenham saúdem sem abrir mão das guloseimas.

- Atividade Missionária: todos escrevem cartas encorajadoras aos rapazes da ala servindo como missionários.

- Atividade Missionária 2: São formadas equipes para divisão com os missionários locais (se houverem sisteres na sua área), ou missionárias de ala.

- Jogue Escritura-em-Ação: É como Imagem-em-Ação, mas os jovens fazem desenhos referentes à escrituras e não palavras. Faça cartões com passagens como: Noé constrói a arca, O sonho de Leí, Os 2000 jovens de Helamã, Davi e Golias, etc.
JOGOS DA FÉ - Faça as seguintes brincadeiras: 1) cair de costas nos braços de outra pessoa, 2) vendar a moça e fazer com que ela seja guiada por alguém a algum lugar, e outras brincadeiras que conseguir lembrar. Compare as brincadeiras à fé. Devemos confiar nos outros e especialmente no Senhor. Devemos ter fé de que Ele vai nos ajudar em nossas dificuldades. Discuta com as moças como os jogos se aplicam a fé. Termine com uma reunião de testemunho.

A BARRA DE FERRO - Os jovens são vendados e divididos em pares. São então levados pelos lideres para fora da capela e levados ao início do percurso, onde pegam a ponta da corda. Uma pessoa da dupla segura a corda com uma mão e o parceiro com a outra mão. Este parceiro não pode segurar a corda, mas deve ser guiado pelo amigo. A corda passa por toda a área externa da capela e termina na entrada da capela. (se quiser dificultar ainda mais, pode amarrar outras cordas soltas à corda principal, que não levarão a lugar algum, os jovens teriam então que voltar pelo mesmo caminho e achar a corda principal). Após todos tiverem chegado à capela, faça um debate de como a atividade se aplica à vida, fé e à barra de ferro.
SEDE COMO CRIANÇINHAS – Fazer jogos de crianças como dança das cadeiras, amarrar balões nos calcanhares e fazer com que tentem estourar o balão umas das outras. Podem-se fazer algumas competições e muitos doces. A divulgação deve ser feita com antecedência para que fiquem curiosos e venham.

DESFILE DE MODA - É uma boa idéia para se fazer perto do dia das mães. Cada moça se veste como sua mãe (usando suas roupas, ou simplesmente algo que lembre sua mãe, como um avental, jóias, ou outros acessórios que fale de seus passa-tempos como um violão, etc) e fala um pouco sobre a vida de sua mãe, seus interesses, qualidades, etc. Para prepará-las previamente, faça com que cada moça preencha uma folha intitulada “Conhecendo Minha Mãe”. As mães podem ser convidadas para assistir.

NOITE DOS ANCESTRAIS – Peça com antecedência para as moças descobrir algo sobre seus ancestrais e peça para que tragam por escrito os nomes, datas de nascimento, local de nascimento, datas de casamento, datas de batismo, datas de falecimento, etc.  Também podem buscar informações sobre quem eram seus pais, irmãos, etc. Elas devem tentar saber a história daquela pessoa, algo sobre sua vida. Como grupo, preencham os formulários de história da família, fazendo sua árvore genealógica. Em seguida brinquem de “Gire a Garrafa”. Tente conseguir uma garrafa com aparência antiga (se possível), faça as moças sentarem em um grande circulo e gire a garrafa. A moça para quem a garrafa apontar, deve contar a história de seu antepassado.
NOSSA HERANÇA – Cada moça convida sua avó para participar (ou outra mulher mais velha da família), cada avó traz seu “tesouro” antigo, ou seja, algo de seu passado que lhe seja de valor sentimental, que lhe seja importante por algum motivo. Passa-se a noite ouvindo belíssimas e inspiradoras historias contadas pelas avós sobre sues dias de juventude e aprendendo sobre seus tesouros.

LINDO E COR-DE-ROSA – Esta é uma atividade que tem três semanas de duração. O propósito é ajudar as moças a aprenderem a amar umas as outras e fazer amizades dentro de sua própria classe. A abertura da atividade é feita em uma noite de motivação e inspiração onde tudo é feito cor-de-rosa.  Primeiro peça que elas leiam as seguintes escrituras: João 15:9,12 e Mateus 25:40.  Assistam um filme de sua preferência que fale sobre amizade.   Em seguida explique o programa “Lindo e cor-de-rosa”. Tenha uma cesta cor-de-rosa (ou se tiver classes grandes, uma cesta para cada classe), e dentro dela, caixinhas cor de rosa com o nome de cada moça. Cada moça escolhe uma caixinha da cesta. O nome que vier na caixinha que você tirar será sua amiga especial cor-de-rosa naquela semana. Cada moça então recebe uma lista (em papel cor-de-rosa) com idéias de coisas que elas podem fazer junto com sua amiga para conhecê-la melhor. Elas também são encorajadas a ter suas próprias idéias.  A única exigência é de que elas façam alguma coisa! Dê a cada moça um marcador e livro cor-de-rosa para lembrá-las durante todo o mês que devem fazer daquela moça, uma parte de sua vida. Ainda na reunião de abertura, sirva bolo de morango e algum refresco cor-de-rosa. Na mutual seguinte, cada moça recebe um nome novo, ou seja, uma nova amiga. De a elas pequenos cartões escritos: “Fazer novas amigas é a grande SENSAÇÃO do momento!” E dê para elas um chocolate “sensação” junto com o cartão. Na mutual seguinte recebem o nome de sua terceira amiga. Ao fim da terceira semana, façam uma “Festa Linda e Cor-de-Rosa” para encerrar o programa. Leiam a escritura João 15:13. Cada moça deve então ser convidada a partilhar a experiência. Sirva somente comida e refrescos cor-de-rosa.

SE CONHECENDO MELHOR – Esta atividade ajuda a liderança a conhecer melhor as moças (principalmente em caso de uma nova liderança) e ajuda as moças a se conhecerem melhor. As moças passam por três salas: a primeira está cheia de fotos de bebês das moças e lideres, e todas têm que adivinhar quem é quem; a segunda sala tem curiosidades sobre cada uma, histórias engraçadas e outras coisas que as lideres devem ter pedido aos pais previamente, elas também precisam descobrir de quem é qual história; e na terceira sala há vários corações de papel para as jovens escrevem recados umas para as outras (ou escrever caras de apreciação para a antiga presidência em caso de mudança recente). No final, as lideres dão as respostas das brincadeiras das fotos e histórias.

QUEM SOU EU? – Escolha algumas personagens importantes das escrituras ou história da igreja e coloque seus nomes em papeis (ex. Rute, Maria, Ester, Emma Smith, etc.). Nas costas de cada moça grude um papel com um nome. O propósito é ela descobrir quem ela é fazendo perguntas que só possam ser respondidas com sim ou não (ex. Nasci antes de Cristo? Fui uma pioneira? etc.). Depois que todas descobrirem quem são, fale um pouco sobre a história dessas mulheres, como elas foram valorosas e como podemos seguir seus exemplos.

ADAPTANDO SUAS ROUPAS: Ensine as moças a pegar roupas que elas possam ter no guarda-roupa ( que na verdade não deviam ter) e que possam não estar nos padrões e adapta-las aos padrões. Digalhes que se possuem roupas fora dos padrões (muitas vezes possam ter membros-novos), não precisam jogar tudo fora e comprar tudo novo. Ensine a colocar uma rendinha em uma blusinha com decote V grande demais, usar bolerinhos sobre as camisetas sem mangas, aumentar a barra das saias, etc. Pesquise bastante diferentes possibilidades e ouça as duvidadas das moças e tente solucioná-las. Se possível, tenha uma costureira (membro da igreja) na atividade para ajudar.E caso cheguem em uma peça de roupa que não pode ser salvo (tipo biquini ou qualquer outro), desafie-as a simplesmente lembrarem-se de seus padrões e  joga-lo fora mesmo!

COMPREENDER AS LIMITAÇÕES DE UM DEFICIENTE – As moças passam por diferentes salas onde elas experienciam um momento na vida de alguém com limitações físicas. 1) Cadeiras de rodas: passam por obstáculos simples como abrir e fechar a porta, pegar coisas do chão, escrever no quadro... Tudo isso com o tempo contado. 2) Aprender linguagem de sinais: as moças aprendem uma canção em língua de sinais (no hinário da Primária pode-se encontrar o hino Amai-vos uns aos Outros em linguagem de sinais) todos devem estar em silencio nesta sala o tempo todo; 3) Obstáculos usando vendas: as moças precisam se locomover vendadas com a ajuda de uma vareta ou bengala, faça com que desviem de objetos como mesas, subam e desçam escadas, etc; 4)Corrida com muletas: fazer uma corrida em que elas precisem usar muletas, andadores, bengalas ou outras coisas do tipo. Termine a atividade com algum convidado que trabalha com pessoas com limitações físicas falando sobre o valor de cada pessoa, independente de sua aparência e limitações. Se for possível (e se desejar, convide pessoas com deficiências físicas para estarem lá e compartilharem suas experiências e responderem perguntas).

NOITE DA COMIDA INTERNACIONAL – Planeje um menu que inclua comida de países ao redor do mundo (ex. aperitivos Mexicanos, salada Suíça, etc) as moças podem se vonluntariar para preparar algum dos pratos, elas escolhem um prato e no dia da atividade podem se reunir para preparar uma receita. Decore a sala com bandeiras e objetos de diferentes países. Durante o jantar fale sobre os pratos e os países de onde vieram. Vocês também podem fazer jogos como relacionar as capitais com seus países, desembaralhar os nomes de países, desenhar o Brasil de olhos fechados, etc.
JOGO DA CONFERÊNCIA: É uma atividade para se fazer em época de Conferencia Geral. Encoraje as moças a prestarem bastante atenção na Conferencia e fazer anotações. Na mutual seguinte, enquanto as informações ainda estão fresquinhas na memória, faça um jogo de perguntas e respostas com citações da liderança e temas dos discursos da Conferencia. Faça esta atividade antes que A Liahona da Conferencia chegue.
CHEQUE ISSO – Dê para as moças diversas situações em que elas teriam que demonstrar suas habilidades em lidar com dinheiro sabiamente. Faça para cada, um talão de cheques de mentirinha e esclareça tópicos como juros, crédito, e poupanças. Faça com que as moças se lembrem do dízimo e compreendam que ele deve ser pago antes de qualquer outra coisa.

PICNIC DO ALFABETO – Planeje um piquenique num parque ou outro lugar. Peça que cada moça leve um prato com a primeira (ou ultima) letra de seu nome, elas não precisam informar previamente o que será, na verdade é melhor que seja surpresa. Por exemplo, Carla traz cocada, Bianca traz bolo, Flávia traz frutas, Susana traz suco, etc. faça com que tragam suficiente para todas. É divertido ver o menu que terão.
ESCOLHAS – Prepare três workshops diferentes: 1) Culinária, 2) Charadas, 3) Imagem-em-Ação, 4) Jogo do dicionário (neste jogo eles recebem palavras esquisitas tiradas do dicionário e tem que adivinhar o que significa ou do que se trata). Estes quatro jogos recebem nomes engraçados como: “O que não mata engorda”, “Grandes Mistérios”, “Quase um Picasso”, “Pai dos burros” ou outros nomes que você imaginar (use a criatividade). Estes títulos são postos e cartazes. Conforme as moças forem chegando, elas escolhem um ou dois workshops para ir (elas não devem saber do que se trata e não podem trocar depois que escolherem). Cada workshop dura cerce de 15 minutos. O propósito é ajudá-las a entender que quando fazem escolhas, se tornam responsáveis por elas.
RESISTIR A PRESSÕES – Primeiro prepare cartões para cada moça. A maioria dos cartões deve dizer: “Bem Vinda! Coma o quanto quiser! Faça com que todas que não estiverem comendo, comam alguma coisa!” Alguns cartão dirão: “NÃO COMA NADA DE MANEIRA ALGUMA!” Arrume uma sala para simular uma festa (musica, luz baixa) e tenha bastante coisas para comer, doces e lanchinhos. A medida que as moças forem entrando diga-lhes: “Bem vindas à minha festa. Por favor sigam as direções de seus cartões rigorosamente.”  As moças são encorajadas a se socializar mas não podem mostrar seus cartões. Esta parte da atividade dura cerca de 15 minutos. Reúna as moças para avaliar o que aconteceu. A discussão deve enfatizar formas de evitar fazer uso de drogas em situações semelhantes. Ressalte que é possível se divertir em uma festa sem precisar de drogas, álcool ou filmes inapropriados, na verdade, a diversão será infinitamente maior sem isso.

QUEBRA-CABEÇA DA INTEGRIDADE – Pistas são espalhadas por toda a capela. Junto de cada pista, as moças encontrarão uma peça do quebra-cabeça, que mais tarde deverão montar. O quebra-cabeça é uma gravura de Cristo com uma escritura sobre integridade. Após acharem todas as pistas e montarem o quebra-cabeça, discutam um pouco sobre o que é integridade, sua importância e como serem integras. Como lembrança dê a cada uma a mesma gravura e escritura do quebra-cabeça em tamanho menor colados em papel-cartão lilás.
DIGNAS DE IMITAÇÃO – Cada classe escolhe uma mulher que elas queiram homenagear e honrar. A convidada pode ser da ala ou estaca. Uma declaração é lida por uma representante de cada classe sobre a sua convidada homenageada. As mulheres podem ser escolhidas por representarem os valores das Moças.
LIVRO DE RECEITAS MISSIONÁRIO – Confeccionem um livro de receitas para ser usado por missionários. Escolham receitas práticas, econômicas e nutritivas, e façam uma capa bem divertida. Vocês podem dar-lhes a jovens de sua ala que estejam prestes a sair em missão e enviar para aqueles que já estejam em missão.
AVÓ SECRETA: Esta atividade pode ser feita com as viúvas da ala ou aquelas irmãs idosas que não tem família por perto. Cada jovem escolhe uma avó secreta. Elas levam para elas uma vez por semana algo feito por elas mesmas sem que as avós saibam. Depois de um mês, façam um jantar (com as avós) para as moças revelarem quem é sua avó secreta.

LIVRO DOS SONHOS: Inicie falando para as moças sobre a importancia de se planejar e fazer metas para o nosso futuro. Lembre-as que é importante pensar em coisas desde estudos e profissão, até (principalmente) em formar uma família, buscar se preparar para poder ensinar seus filhos e cria-los dentro do evangelho. Então dê a cada moça um caderno. Coloque sobre a mesa tesouras, colas, canetas, fitinhas, adesivinhos e outras coisinhas para enfeitar e acima de tudo MUITAS revistas. Podem ser de moda, esporte, decoração, notícias, e revistas da igreja. Elas devem procurar, recortar e colar em seus Cadernos dos Sonhos coisas que elas querem para o seu futuro. Se quisere, podem fazer legenda explicando as gravuras. Incentive-as a  reverem o livro de tempos em tempos para não esquecerem de suas metas e desejos para o futuro, e desafie-as a adicionar todo os anos, ao menos 2 ou 3 páginas a mais.

A MORTE DO TESTEMUNHO– Faça no chão uma marca com fita crepe em forma de um corpo (pode pedir para alguém deitar e use como modelo). Este será o Testemunho morto. Certifique-se de colocar várias coisas ao redor dele como pistas do que o “matou”. Idéias: progresso pessoal em branco, coloque umas capas de DVDs escrito na frente “impróprio para menores de 14”, escrituras empoeiradas (pode jogar açúcar mascavo em cima), um chamado missionário rasgado, um envelope de dízimo vazio, dados com baralho e dinheiro, e outras coisas que conseguir pensar. Após os jovens identificarem as causas da morte, discutas sobre a importância do testemunho e como mantê-lo vivo.




Super Jantar Misterioso

Preparação:

Arrume a mesa com uma toalha de plástico e os participantes devem saber antecipadamente que a atividade pode causar um pouco de sujeira, então não devem vir com suas melhores roupas.
Faça o Menu que deve ser entre a cada participante.
Descrição da Atividade:
Cada pessoa escolhe 4 ou mais pratos para a sua refeição. Por causa dos nomes esquisitos, ninguém saberá o que será até que lhe tragam o prato.
Cada participante terá somente 2 minutos para marcar o querem do Menu. Recolha os Menus e leve-os até a cozinha enquanto se preparam os pratos. Cada prato deve ser servido de cada vez. Os jovens gostam de ver o que os outros recebem. As respostas estão abaixo.
Nome:_______________________

Instruções:
Preencha todos os 4 pratos usando a
letra da direita somente uma vez.

1º prato:**2º prato:
1._____***5._____
2._____***6._____
3._____***7._____
4._____***8._____
3º prato: **4º prato:
9._____ ***13._____
10._____***14._____
11._____***15._____
12._____***16._____
A- O que é que há velhinho?
B – Grana no Prato
C - Tudo-em-Um
D - Frio de Seis Lados
E - Cor Congelada
F - Delicia Infernal
G - Lombo de Camelo
H - Bicho Escaldado
I - Moeda Estrangeira
J - Minhocas Encarnadas
K - Pepitas de Ouro
L – Preto-Rosa-Preto
M - Areia Movediça
N - Shakespeare
O - Olho Gordo
P - Glóbulos Vermelhos
Aqui estão os pratos que serão servidos no Menu:
A – Cenoura
B – Salada
C – Azeitona
D – Cubos de Gelo
E – Sorvete
F – Bolo de Chocolate
G – Água
H – Cachorro-Quente
I – Pão Francês
J – Macarrão com molho vermelho
K – Milho
L – Bolacha de chocolate com recheio de morango
M – Farofa
N -  Romeu e Julieta (queijo com goiabada)
O – Ovo frito
P – Suco de Morango

  

NAMORO INTELIGENTE
Discuta com as jovens algumas razões para namorar, e faça uma lista dessas razões. Podem incluir: aprender a se relacionar com outras pessoas, aprender mais sobre a pessoa com que talvez poderia casar, e encontrar a pessoa com quem se casará.
Explique que a Igreja tem ensinado que os jovens devem esperar até os dezesseis anos para começar a namorar. No entanto, muitos jovens não estão prontos ou não tem a oportunidade de namorar até alguns anos depois. Isso não deve causar preocupações desnecessárias para os pais ou jovens. Mais cedo ou mais tarde, eles terão a oportunidade de namorar.
  • Quais das razões listadas por vocês se aplicariam às pessoas entre dezesseis e dezenove?
  • Quais das razões se aplicam àqueles com mais de dezenove.
Discuta que tipo de atividades seria melhor para ajudar as pessoas em cada faixa etária a cumprir as razões para o namoro?
Lembre que você se casa com alguém que namora.  E uma vez que cada membro da Igreja deve planejar de casar no Templo, faça com que os jovens elaborem os seus próprios padrões de namoro.  Use o Para o Vigor da Juventude. Estes padrões podem incluir idéias como namorar somente membros da Igreja, vestir-se com modéstia e manter-se ativo na igreja.
Depois que os jovens tenham decidido os padrões que pretendem manter, encoraje-os a escrevê-los em seus diários onde eles possam freqüentemente consultar.
Discuta os padrões de namoro (vocês podem também fazer um cartaz dos 10 mandamentos do namoro ou dos padrões a serem adotados, para deixar exposto em sua sala das moças):
Os 10 Mandamentos do Namoro
  1. Não namorarás antes dos dezesseis anos
  2. Somente namorarás membros fiéis da Igreja
  3. Irás somente para atividades que sejam apropriadas
  4. Procurarás oportunidades para sair em grupos
  5. Te vestirás modestamente e serás um exemplo em pensamentos, palavras, ações e aparência.
  6. Evitarás lugares escuros ou isolados, carros estacionados e casas vazias, e qualquer outro ambiente que possa causar tentação.
  7. Evitarás beijos e abraços demorados
  8. Chegarás em casa na hora certa e não ficarás fora até tarde
  9. Discutirás suas atividades de namoro com seus pais
  10. Te manterás limpa e digna de entra no Templo.
”E nada que seja imundo pode entrar em seu reino...” 3 Néfi 27:19




ATAQUE DO CORAÇÃO

Propósito:

Convidar moças inativas a vir às mutuais.

Preparação:

Fazer vários corações com cartolina, pratos descarnáveis, ou qualquer outro material.

Descrição da Atividade:

Escreva coisas legais nos corações sobre uma certa moça inativa (como: sentimos sua falta nas mutuais, você é muito especial, etc) e cole os corações em palitinhos de picolé ou barbante. Vão até a casa dessa moça e amarre-os nas árvores ou enfie os palitinhos na grama. Faça um prato de bolachinhas ou outro doce e deixe-os na porta da frente. Bata na porta e corra.


FESTA DO PIJAMA LITERÁRIO

Propósito:

Esta atividade se encaixa como uma atividade do valor Integridade, onde as meninas aprendem a escolher e ler bons livros.

Preparação:

Envie cartas para os pais das jovens com 2 semanas de antecedência descrevendo a atividade para eles. Tire todas as cadeiras da sala, abrindo bastante espaço para as meninas sentarem ou deitarem no chão.  

Descrição da Atividade:

Esta atividade é um estimulo para que as moças escolham seu material de leitura com sabedoria. Convide as moças para vir de pijamas e trazer seu travesseiro e ursinho de pelúcia de desejarem. Mas o mais importante é que elas escolham e tragam um de seus livros favorito, para partilhar o resumo do mesmo. Se espalhem no chão, e desfrutem de um pouco de pipoca, refrigerante, boas histórias e amizade.


NOITE DAS MENININHAS – ATIVIDADE PARA SE CONHECEREM MELHOR


Propósito:

Aprendam sobre umas as outras ao descobrir sobre sua infância.

Descrição da Atividade:

Todas as garotas devem trazer uma foto sua de quando bebês, uma boneca ou bicho de pelúcia, e um livro de historias de sua infância. Se divirtam tentando adivinhar quem é quem nas fotos. Depois, partilhem memórias da sua infância relacionadas às bonecas ou pelúcias. Então cada menina lê           sua historia para a outra, incentive-as a ler com entusiasmo, podendo até usar voz de bebê. Enquanto contam e ouvem as histórias, elas podem comer bolachinha com leite (aquelas bolachas de animais são legais). Você pode focar no valor Integridade e falar sobre como as criancinhas são tão amáveis, compreensivas e defendem aquilo em que acreditam.  Leiam a escritura sobre torna-se como criancinhas e desafie-as a ser como criancinhas sem ser infantis. Vocês podem em seguida sair e brincar de pega-pega ou outra brincadeira de crianças.  As moças se divertem com a oportunidade de serem crianças novamente.


 

18 comentários:

  1. Amei as idéias! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amei as ideias tb!! Muito Obrigado!! :*

    ResponderExcluir
  3. Ideias maravilhosas !!! Vou fazer muitas delas este ano na mutual !!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Suas idéias são mto bacanas e inspiradas!!! Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei as idéias !!!!! Obrigada por compartilhar !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito orbigada pelas ideias,vão com certeza me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  7. Muito orbigada pelas ideias,vão com certeza me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as idéias! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  9. Amei todas as idéias...minha eterna presidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franzinha!!!! Com certeza deve ter umas ideias que usei no teu tempo de moça!!!!haha! Beijos!!!

      Excluir
  10. Muito bom, ajudou bastante obrigada <3

    ResponderExcluir